sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Resenha Os 13 Porquês

A história fala sobre um garoto (Clay) q recebe uma caixa de sapatos na porta de sua casa com 7 fitas cassetes dentro. Quando ele coloca a primeira pra tocar, ouve a voz de uma menina que se suicidou poucos dias antes. Ela diz que naquelas fitas ela vai explicar os 13 motivos por ter se suicidado, e que se a pessoa está escutando aquelas fitas é porque ela é um dos motivos. As regras são simples: escutar todas as fitas e passá-las pro próximo motivo. O décimo terceiro deve morrer com as fitas. Junto com elas, pouco tempo antes da garota morrer, todos os motivos receberam um mapa da cidade marcando os pontos principais onde os motivos aconteceram (esse mapa tá na capa e contracapa internas do livro - achei a ideia genial). 
Eu achei interessante porque 1) o autor em nenhum momento narra as aparências do personagem, então o livro acaba sendo mais pessoal do que parece, considerando que o leitor vai imaginar e dar importância aos personagens de acordo com as situações e vozes deles, 2) todos os leitores perfeccionistas (como eu), que dão respeito as pontuações e etc. vão adorar "escutar" as gravações de Hannah Baker, porque o leitor coloca ironia e suspense involuntariamente de acordo com o que ela está falando. Eu achei isso perfeito. E 3) é um livro tão envolvente que quando você percebe, você se coloca no lugar de cada um dos 13 motivos, independente do ponto de vista do Clay. Todas as vezes que a Hannah conta porque tal personagem está na fita, à sua maneira, você perde o fôlego junto com o personagem. Eu não consegui parar de ler até chegar no motivo do Clay de receber as fitas, e eu suspirei quando descobri o porque. 
Mas o livro é pesado. Não no sentido de sexo, drogas ou álcool, mas na forma como ele trata os motivos. A forma como a Hannah fala coloca um peso imediato nos ombros do leitor, assim como quem recebe as tais fitas. Foi difícil pra mim continuar lendo, apesar de ser um livro muito bom. O autor trata das pequenas coisas da vida com uma imensidão que realmente acontece. O livro mostra o impacto que TODOS temos na vida de qualquer pessoa, e isso é muito bom. Mas ele trata de uma maneira bem radical.
O que eu achei mais legal, é que no fim do livro ele escolhe 13 perguntas pra responder sobre o livro, e essas perguntas e respostas foram muito boas (eu adorei que ele tenha feito isso. Poucos autores ligam pra o público de uma maneira como ele mostrou se importar). Outra iniciativa que eu adorei (dele, da editora brasileira, não sei) foi colocar os contatos no fim do livro para pessoas que se sentem como a Hannah (a garota que se suicidou). Acho que foram as coisas que mais me cativaram no autor e depois de Os 13 Porquês eu quero ler mais livros dele.
É uma leitura que eu indico apenas pra quem se sente preparado pra lidar com aquilo. Pra pessoas muito novas, ou pra quem tá se colocando agora no mundo da leitura eu não indicaria.





4 de 5 estrelas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário